terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Castelo de Sines




CASTELO DE SINES
O castelo medieval
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, a região foi conquistada por D. Sancho I (1185-1211) entre o final do século XII e o início do século XIII. O seu filho e sucessor, D. Afonso II (1211-1223) fez a doação dos domínios de Sines aos cavaleiros da Ordem de Santiago. A povoação de pescadores recebeu Carta de Foral de D. Pedro I (1357-1367) em Novembro de 1362, desligando-se de Santiago do Cacém, com a determinação da edificação de uma fortificação. Sem que a mesma tivesse se materializado, e sendo esse trecho da costa tradicionalmente assolado pelas razias de corsários, visando prover à defesa da vila, D. João I (1385-1433) isentou os seus moradores do serviço militar nas campanhas da fronteira (1395).
O castelo foi erguido, de raiz, apenas em 1424, por solicitação do procurador do povo, Francisco Neto Chainho Pão Alvo. Foi seu Alcaide-mor, mais tarde, Estêvão da Gama, pai do navegador Vasco da Gama, que aqui teria nascido em 1469.
Sob o reinado de D. Manuel I (1495-1521), a povoação recebeu o Foral Novo (Julho de 1512), fase em que passou por extensas obras de modernização e ampliação, visíveis na estrutura das torres no lado Oeste e na janela do Palácio do Alcaide-mor.
Da Dinastia Filipina aos nossos dias
Com a implantação da Dinastia Filipina no país ao final do século XVI, redobram as ameaças à costa portuguesa. No início do século XVII, o litoral sul do país foi vistoriado pelo engenheiro-militar e arquitecto napolitano Alexandre Massai (1614), que propõs a reedificação da fortificação de Sines, adaptando-a às novas necessidades bélicas, o que não se concretizou. Nesta época já se encontra referida uma pequena bateria exterior, cobrindo o flanco Sul com planta aproximadamente estrelada, inicia-se o Fortim de Nossa Senhora das Salvas e dois fortes para cooperarem na defesa da ilha do Pessegueiro (Forte do Pessegueiro).
À época da Guerra Peninsular, tropas napoleônicas saqueiam a vila, picando a pedra de armas com o brasão real que encimava o portão de armas do castelo.
Quando das Guerras Liberais, após a Concessão de Évora Monte (26 de Maio de 1834) foi de Sines que D. Miguel (1828-1834) embarcou para o exílio (Julho de 1834).
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 24 de Junho de 1933. A ação do poder público, entretanto, só se fez sentir em 1956, através de intervenção de consolidação e restauro parcial, a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN). Novos danos se registraram, entretanto, em sua estrutura, causados pelo terramoto de 1969.
Com a elevação de Sines a cidade, a 12 de Julho de 1997, foram procedidos trabalhos mais abrangentes em seu monumento, entre 1998 e 2001, numa parceria entre a DGEMN e a Câmara Municipal de Sines, procedendo-se a recuperação e consolidação de panos exteriores das muralhas e a beneficiação de algumas zonas do seu interior.
Mais recentemente, a Câmara Municipal de Sines promoveu concurso público para a elaboração de projecto de arranjo dos espaços exteriores adjacentes, visando valorizar o seu entorno. A Torre de Menagem, onde se acredita ter nascido o navegador português Vasco da Gama (1469), abriga actualmente o Museu de História Natural de Sines.
Investindo na sua vocação turística, a cidade e seu castelo (reputado como um dos melhores recintos para espectáculos ao ar livre do sul do país), recebem, a cada ano, no último fim de semana do mês de Julho, o Festival Músicas do Mundo.
Características
O castelo apresenta uma área de apenas cerca de meio hectare, uma vez que, à época de sua tardia construção, a povoação já estava definida. Apresenta planta trapezoidal irregular, reforçado por três torreões, dois de planta poligonal nos ângulos da fachada Norte e uma torre de planta circular no vértice Sudoeste.
A Torre de Menagem ergue-se a Noroeste, dividida internamente em três pavimentos. O seu alçado voltado para a vila é rasgado por três janelas, a superior dupla e mainelada, acredita-se que ainda contemporânea da época da construção.
Na praça de armas, a Oeste, junto aos dois torreões e à porta principal, identificam-se as ruínas do Paço dos Alcaides, onde, segundo a tradição, Vasco da Gama teria nascido. Embora se desconheça a sua configuração original e a sua posterior evolução arquitectónica, sabe-se que se erguia em dois pavimentos.

Sem comentários: