sábado, 6 de fevereiro de 2010

Monte do Paio - Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha











A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha localiza-se no sudoeste de Portugal, no Distrito de Setúbal, região do Alentejo, ocupando parte da costa dos municípios de Sines e de Santiago do Cacém. A Reserva estende-se ao longo de uma faixa litoral de 16 Km, incluindo um sector terrestre de largura variável de 2 Km a 3 Km, e um sector marinho com 1,5 Km de largura definido a partir da linha da costa. A superfície total é ocupada é de 5.247 ha, dos quais 3.110 ha correspondem à parte terrestre e 2.137 ha correspondem à parte marinha.

A Reserva inclui duas Lagoas Costeiras - Lagoas de Santo André e da Sancha - e um sistema de pequenas lagoas de água doce formadas em depressões dunares ("Poços"). Estas Lagoas são exemplos de lagoas costeiras de tipo mediterrânico, um dos tipos de zonas húmidas mais vulneráveis
O Monte do Paio, na Costa de Sto. André, em plena Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS), é um espaço que, em tempos não muito longínquos, constituía um centro de animação e convívio local. Assim, procurou-se trazer novamente a este espaço não só aqueles que em tempos dele usufruíram mas também os mais novos, de forma a recriar/ potenciar afectos.
Informação copiada do portal ICNB (Conservação da Natureza & Biodiversidade)
Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha

Sem comentários: